O 20 de Novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, é dia de reafirmar a resistência negra brasileira

O Fórum Permanente pela Igualdade Racial (FOPIR) – cujo propósito é desenvolver estratégias e ações de mobilização, diagnóstico, comunicação e incidência política capazes de deflagrar um debate amplo e democrático para o enfrentamento das opressões de gênero e raça na sociedade, tem cotidianamente denunciado o projeto genocida em curso no país.
O 20 de Novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, é dia de reafirmar a resistência negra brasileira herdada pelos heróis da pátria: Zumbi dos Palmares, Dandara e os tantos outros descendentes de africanos, que resistiram a escravidão e ficaram anônimos no percurso da história. O racismo e o atraso na construção de uma sociedade igual, centrada nos pressupostos ideológicos da democracia continuam fortalecendo a morte simbólica e física da população negra brasileira.
Seguiremos lutando para alterar às condições de extrema vulnerabilidade vivenciada por esses grupos historicamente marginalizados na sociedade brasileira. Para o FOPIR, a igualdade de oportunidades e de tratamento são elementos estruturantes de uma sociedade efetivamente justa.