GELEDÉS PASSA A INTEGRAR O GT DA SOCIEDADE CIVIL PARA A AGENDA 2030

Entidade se posiciona em defesa de mulheres e pessoas negras em razão das desvantagens e discriminações que sofrem no acesso às oportunidades sociais

O Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 (GTSC A2030) dá as boas vindas ao novo integrante, o Geledés Instituto da Mulher Negra. A entidade, fundada em 1988 e sediada em São Paulo, posiciona-se em defesa de mulheres e pessoas negras em razão das desvantagens e discriminações que esta parcela da população sofre no acesso às oportunidades sociais decorrentes do racismo e do sexismo, tão presentes na sociedade brasileira.

A entrada do Geledés no grupo fortalecerá ainda mais as agendas de enfrentamento ao racismo e de promoção dos direitos das mulheres.

“Estamos comprometidas com propostas e ações que possibilitem novas configurações sociais, que assegurem o direito à igualdade, equidade, liberdade, democracia e o bem-estar das futuras gerações”, afirma a vice-presidenta do Instituto e representante da entidade no GT, Suelaine Carneiro. O Geledés também se posiciona contra todas as demais formas de discriminação que limitam a realização da plena cidadania, a exemplo da lesbofobia, a homofobia, os preconceitos regionais, de opinião, de credo e de classe social.

O GTSC A2030 é uma coalizão formada por cerca de 40 entidades de todas as regiões do Brasil que, juntas, cobrem todas as áreas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O grupo incide sobre o Estado brasileiro e as organizações multilaterais, promovendo o desenvolvimento sustentável, o combate às desigualdades e às injustiças e o fortalecimento de direitos universais e indivisíveis, com base no pleno envolvimento da sociedade civil em todos os espaços de tomada de decisão.

Fonte: gtagenda2030

Por Micheline Batista