Fórum Social Mundial promove Seminário Internacional em Salvador

Prévia de importantes debates que ocorrerão no Fórum Social Mundial (FSM) em 2018, o Coletivo Facilitador do FSM realizará, dias 17 e 18 de outubro, um Seminário Internacional preparatório integrando a programação geral do Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que será aberto dia 16, em Salvador. A programação da Universidade incluirá uma infinidade de debates de interesse da sociedade civil e acadêmica, especialmente neste momento de preocupação com o futuro das universidades públicas no Brasil.

No Seminário do FSM, o debate sobre a integração latino-americana e dos povos da África, com participantes do Brasil, Marrocos e Saara Ocidental, abrirá uma série de sete mesas que tratarão das lutas dos povos por suas terras e territórios, justiça ambiental, comunicação e democracia, intolerâncias, racismo e xenofobias, revolução dos gêneros, mundo do trabalho, arte e cultura frente ao avanço do conservadorismo. Com isso, os movimentos e organizações sociais que hoje se articulam para resistir e reverter retrocessos colocarão suas agendas no centro das discussões com ativistas, comunidade acadêmica e o público em geral. De acordo com Damien Hazard, membro do Conselho Internacional do FSM, as organizações integrantes do Fórum trarão para o encontro debates e questões sobre problemas que circundam todo o mundo.

Resistir é Criar, Resistir é Transformar – lema da edição 2018, expressa o espírito da programação de aliar a análise crítica da conjuntura com a busca de estratégias comuns e alternativas para Um Outro Mundo Possível – lema histórico do Fórum.

O Seminário do FSM terá início no Dia Nacional pela Democratização da Comunicação (17/10) reunindo representantes do Fórum Nacional de Democratização da Comunicação (FNDC) e do Fórum Mundial de Mídia Livre (FMML) em uma mesa dedicada às lutas internacionais por outra comunicação e, no Brasil, a campanha “Calar Jamais!”, criada pelo FNDC, que vem denunciando a prática de censura desde o impeachment da presidenta Dilma Rousseff.  A mesa, em Salvador, abrirá a programação da Semana Nacional pela Democratização da Comunicação, em diversos estados brasileiros.

A conexão do próximo FSM com as lutas pela água também será tratada no seminário, com a participação de Renata Boulos, coordenadora do Fórum Alternativo Mundial da Água (FAMA) que ocorrerá em Brasília, logo em seguida, recebendo delegações do evento mundial de Salvador. Renata é também responsável pela área de relações internacionais do MTST.

O Seminário será realizado na sequência da reunião do Conselho Internacional do FSM que ocorrerá dias 15 e 16, também na UFBA, com agenda relacionada ao papel do FSM na atual conjuntura mundial e organização da edição 2018. Representantes de organizações de países da Europa, África, América do Sul e do Canadá – sede da última edição do Fórum Social Mundial – já confirmaram presença.

Os eventos marcarão o lançamento oficial do FSM 2018, já com a identidade visual criada para a edição de Salvador. A nova logomarca do FSM é fruto de um concurso promovido com o objetivo de estimular a participação e a reflexão sobre a identidade simbólica do próximo FSM 2018.  Em uma junção criada pelo designer gaúcho, Beto Fagundes e a designer baiana, Flora Farias, a arte vencedora recebeu a melhor avaliação dos votos pela internet e foi criada a partir do redesign da logo tradicional, com tipografia brasileira e a incorporação de elementos regionais da Bahia.

SERVIÇO

O quê: Seminário Internacional do FSM 2018

Data: 15 a 19/10/2017

Local: Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Salvador, Bahia

Dia 15/10/2017 (domingo)

9h: Reunião do Conselho Internacional do FSM

15h: Oficina de Metodologia

Local: Reitoria da UFBA (Rua Padre Feijó, s/n, Canela, Salvador/BA).

Dia 16/10/2017 (segunda-feira)

9h: Reunião do Conselho Internacional do FSM

15h: Lançamento oficial do FSM 2018

Local: Reitoria da UFBA (Rua Padre Feijó, s/n, Canela, Salvador/BA).

Dias 17 e 18 de 2017 (terça e quarta-feira)

8h30 às 22h: Seminário Internacional do FSM 2018.

Local: Universidade Federal da Bahia, Campus de Ondina (Av. Adhemar de Barros, s/n, Ondina, Salvador/BA).

Mais informações: