FOPIR passa a integrar novo Grupo de Referência da Plataforma da Reforma do Sistema Político

Encontro Nacional da #ReformaPolítica Fotos: Mídia Ninja

Nos dias 2 e 3 de abril, o Fórum Permanente pela Igualdade Racial (FOPIR) participou do Encontro Nacional da Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político, em Brasília. O encontro contou com a participação de 100 representantes de organizações (integrantes da plataforma e convidadas) das diferentes regiões do país, comprometidas com a justiça social e a reforma política.

A atividade teve como objetivo debater a reforma do sistema político sob a luz do cenário atual, atualizando as análises de conjuntura a partir da ruptura democrática e a ascensão dos conservadorismos no país e América Latina, além de pensar estratégias de fortalecimento da Plataforma.


Encontro Nacional da #ReformaPolítica Fotos: Mídia Ninja

Na ocasião, a representante do FOPIR no encontro, Giselle dos Anjos Santos, do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT) participou dos GTs“Racismo e Poder” e “Mulheres nos espaços de Poder”, temas estratégicos para a atuação do FOPIR. Durante o encontro o FOPIR  passou a integrar o novo Grupo de Referência (GR) da Plataforma, para os próximos dois anos. Atualmente o GR é composto por 19 organizações.

“Considero super importante a participação do Fopir no encontro nacional da plataforma, bem como a sua entrada no Grupo de Referência, para aportar sobre a centralidade do debate racial e de gênero na discussão sobre a reforma política e a democracia que queremos. O Brasil é um país onde o racismo e o machismo cumprem um caráter estrutural na organização das desigualdades, não podemos desconsiderá-los ao propor a reforma do sistema político.”, destacou Giselle dos Anjos Santos.