FOPIR faz ação em Nova Iorque no Dia Internacional Pela Eliminação da Discriminação Racial

 

O Fórum Permanente pela Igualdade Racial (FOPIR) fez a entrega do documento “Análise de Conjuntura do Estado brasileiro e as desigualdades sociorraciais no século XXI” nesta terça-feira (21/03), em Nova Iorque, ao embaixador do Brasil, Mauro Vieira, durante a 61º Commission on the Status of Women (CSW), que acontece de 13 a 24 de março. A entrega aconteceu durante o evento em homenagem e memória  pelo dia 21 de Março – Dia Internacional Pela Eliminação da Discriminação Racial, organizado pelas Nações Unidas (ONU).

 

O FOPIR foi representado por Sara Branco, do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT) e Luana Natielle, da Articulação de Organizações de Mulheres Negras do Brasil (AMNB). De acordo com elas, além do documento, foi entregue a carta “Incidência do tema Mulheres Afrodescendentes como emergente”, que solicita que o tema “empoderamento econômico das mulheres afrodescendentes “seja um tema emergente e prioritário.

 

A carta também solicita que o tema da próxima CSW seja prioritariamente direcionado às mulheres negras no contexto da Década Internacional dos Povos Afrodescendentes. “É importante que a luta das mulheres negras seja visibilizada e que as políticas públicas tenham como diretriz o enfrentamento das desigualdades raciais e de gênero. Precisamos falar da vida das mulheres negras. Vamos lembrar de Claúdia Ferreira, Luana Barbosa e tantas outras que se foram”, afirmou Sara Branco.

 

O evento organizado pela ONU foi marcado pelos discursos de representantes de vários continentes. As falas principais focaram: 1) sobre a importância de lembrarmos a data e do contexto atual que vivemos e 2) sobre a necessidade de uma ação conjunta entre os povos afrodescendentes do globo para que toda forma de discriminação seja eliminada.  Outro tema citado foi o ódio contra os imigrantes e refugiados e o fechamento das fronteiras. “Discutimos o empoderamento econômico das mulheres. Mas sem a perspectiva racial, torna-se inviável o cumprimento dos objetivos para o desenvolvimento sustentável promovido pela ONU”, disse Luana Natielle.

 

O tema central da #61CSW 2017 foi o empoderamento econômico das mulheres e meninas. O encontro reúne até 24 de março ativistas e representantes de diversos países do mundo para pensar esta agenda.

 

Confira  –  Carta “Incidência do tema Mulheres Afrodescendentes como emergente”