Carta Aberta à Equipe Editorial da Gol

A\C Equipe Editorial da Gol

Prezadxs,

O Fórum Permanente Pela Igualdade Racial (FOPIR), uma coalização de organizações antirracistas do Brasil, vem por meio desta carta salientar o importante trabalho editorial realizado pela equipe da Revista da GOL, pela reportagem de capa da edição 209, de agosto 2019, que traz na capa Diva Guimarães. A matéria escrita pelo jornalista Décio Galina, conta a história de uma mulher negra, professora aposentada de 80 anos, que dedicou sua vida à educação transformadora, como muitas mulheres negras no Brasil continuam fazendo na construção de um país mais justo.


Visibilizar imagens positivas da população negra, bem como contar suas histórias de vida compreendendo como são afetadas pelo racismo, é um importante e necessário passo para o rompimento com os dos imaginários racistas e hegemônicos constituídos pela produção de estereótipos centrados na escravização. Ou seja, é uma forma de humanização dessa população, historicamente negada.


A forma como as pessoas negras são retratadas na cultura – e em especial na mídia – influencia enormemente como vemos o mundo e tem um grande potencial de promover mudanças na sociedade. É sabido que uma das características da cultura brasileira é crer no mito da democracia racial. Na prática, o que vemos é diferente: o aumento de 57% do feminicídio de mulheres negras, de acordo com o Mapa da Violência de 2015.


A iniciativa da Revista da Gol tem valores significativos: ela nos apresenta a imagem e história de uma mulher negra idosa, professora, o que sensibiliza rompimentos com as imagens esteriotipadas sobre as mulheres negras; também reforça a importância e o papel da comunicação na transformação do pensamento racista.


Certamente essa edição da revista aciona novos códigos de representação para pensar a comunicação no Brasil. Temos acompanhado as edições da revista e também aproveitamos para ressaltar a importância da edição que trouxe na capa a jogadora de futebol feminino Formiga.

Atenciosamente,
Fórum Permanente Pela Igualdade Racial (FOPIR)