FOPIR promove ação contra o racismo nas redes neste 21/03

Nesta terça-feira,  21 de Março é Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. O Fórum Permanente pela Igualdade Racial (FOPIR) reforça em ação nas redes sociais a luta contra o racismo, as denuncias contra o genocídio da população negra e pelo direito à vida de jovens e mulheres negras.  A ação tem como foco promover a reflexão da luta contra o racismo na Década Internacional de Afrodescendentes (2015 a 2024).

 

 O Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial – foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em referência ao Massacre de Sharpeville. O fato ocorreu em 21 de março de 1960, em Joanesburgo, na África do Sul, quando 20 mil pessoas faziam um protesto contra a Lei do Passe, que obrigava a população negra a portar um cartão que continha os locais e limitações para sua circulação, uma medida notadamente discriminatória. Porém, mesmo tratando-se de uma manifestação pacífica, a polícia do regime de apartheid abriu fogo sobre a multidão desarmada resultando em 69 mortos e 186 feridos. A data também marca a inclusão de Zumbi dos Palmares na galeria dos Heróis Nacionais, em 1997.

Década dos Povos Afrodescendentes – foi proclamada pela Resolução n° 68/237 da Assembleia Geral e será observada entre 2015 e 2024, proporcionando uma estrutura sólida para as Nações Unidas, os Estados-membros, a sociedade civil e todos os outros atores relevantes para tomar medidas eficazes para a implementação do programa de atividades no espírito de reconhecimento, justiça e desenvolvimento.

Com o tema “Reconhecimento, Justiça e Desenvolvimento”, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o período de 2015 a 2024 como a Década Internacional de Afrodescendentes. Seu objetivo principal é promover o respeito, a proteção e a realização de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais dos povos afrodescendentes, como reconhecidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

A Década é também uma oportunidade para reconhecer a contribuição significativa dos povos afrodescendentes às nossas sociedades, bem como propor medidas concretas para promover sua inclusão total e combater todas as formas de racismo, discriminação racial, xenofobia e qualquer tipo de intolerância relacionada.

Acompanhe durante todo o dia a ação na página do facebook /@fopir.